Curso de
O curso de Violão e Guitarra ensina, passo a passo, todas as técnicas para tocar violão e guitarra. Aprenda o modo correto de segurar o instrumento, execução dos primeiros acordes, notações de acordes, dedilhado, afinação, treinamento rítmico, combinação de valores, tons e semitons, notas no braço do violão e muito mais.

Opinião dos Consumidores:40

avaliações

  • Curso com certificado
  • Carga Horária:
  • Entrega para todo o país
  • Em até 6x no cartão
  • Excelência em ensino
  • Acesso Vitalício

1- Formato

2- Forma de Pagamento

Cartão de Crédito, nesta forma de pagamento, você receberá o curso em uma única remessa, de acordo com o Plano de Aulas.
Seu curso será enviado através dos Correios para o endereço cadastrado.
Possuindo Conteúdo Online, o material será disponibilizado no IUBnet.

Parcele em até 6x sem juros no cartão de crédito (a escolha do parcelamento é realizada na etapa final do pedido)
Promoção com Descontos por Tempo Limitado.
Faça agora mesmo a sua matrícula!

Boleto Bancário, neste formato de pagamento, o curso será enviado após a confirmação do pagamento do boleto. Você pode escolher entre o pagamento à vista ou parcelado (com juros), e receberá o curso no endereço cadastrado na matrícula. Possuindo conteúdo Online ele será disponibilizado no IUBnet. O material é liberado em remessas, de acordo com o Plano de Aulas.
Para visualização e impressão do boleto bancário, você deverá finalizar a sua matrícula (compra).

Promoção com Descontos por Tempo Limitado.
Faça agora mesmo a sua matrícula!

    PIX, neste formato de pagamento você pode escolher entre o pagamento à vista ou parcelado (com juros), e receberá o curso no endereço cadastrado na matrícula.
    Possuindo conteúdo Online ele será disponibilizado no IUBnet. O material é liberado em remessas, de acordo com o Plano de Aulas.
    No caso do curso parcelado as demais parcelas serão cobradas através de boleto bancário.

    Promoção com Descontos por Tempo Limitado.
    Faça agora mesmo a sua matrícula!

      De: R$ 101,25Por: R$ 86,06ou X de

      Economia de R$ 15,19

      3- Você optou por


      por
      Curso indisponível

      em até 6x sem juros no cartão de créditono Boleto Bancáriono Pix

      Não sei meu CEP
      Matrícula

      Conteúdo

      Botão conteúdo programáticoConfira o conteúdo programático do curso
      Titulo ConteúdoIUB - Curso totalmente a distância, do básico ao avançado
      HTML Conteúdo
      • Notação de acordes
      • O Alaúde, Afinação por Uníssonos
      • Dedilhado
      • Afinação
      • Duração das notas e o ritmo
      • Treinamento rítmico
      • Combinação de valores
      • Tons e semitons
      • As notas no braço do Violão
      • O Acorde de sétima diminuta
      • As Cifras da harmonia clássica
      • Ornamentação ou notas de adorno
      • Mordentes
      • Padrão nas quatro cordas mais graves
      • O Duo de violões Duo I, Duo II
      • Como tocar intervalos no violão
      • Sequências cromáticas fundamental no baixo
      • Padrão com fundamental no baixo
      • O Ajuste da guitarra elétrica, resumo das ligações
      • Ação, afinação e cordas
      • Técnicas de tocar e de improviso
      • Álbum de músicas
      HTML Popup Conteúdo ProgramáticoAula 01

      Esboço histórico do violão e de sua música
      Violão ou Guitarra? - Notação musical, diagrama das mãos
      O corpo humano e sua relação com o instrumento
      Aula complementar - Pentagrama e Bracinho
      Notação de acordes, dedilhados e batida
      Os acordes nos bracinhos
      Afinação, as cordas soltas
      Dicas para afinação

      Aula 02

      O alaúde, afinação por uníssonos, duração das notas e o ritmo
      Treinamento rítmico
      Vamos tocar violão? Vamos recordar
      Sequências de acordes
      Que tal cantar um pouco?
      Vocabulário do violão
      Pequeno dicionário de música

      Aula 03

      As primeiras guitarras
      A vihuela
      A música de vihuela
      Combinação de valores
      As notas no violão
      As notas no braço do violão
      Como conservar seu violão, limpeza e outros cuidados

      Aula 04

      O violão no século XVII
      Luis XIV e o violão
      O semitom no violão
      O tom
      O sustenido
      Métrica musical
      Valores relativos

      Aula 05

      O Século XVIII e a sexta corda
      A escala diatônica- Os tons
      Graus da escala
      As escalas com sustenidos
      Escala e tom
      Ordem dos sustenidos

      Aula 06

      O século de ouro
      Claves - Altura absoluta dos sons
      Notação literal das oitavas
      Arpejos e notas simultâneas
      Duas notas simultâneas em cordas contíguas
      Sequências com novos acordes

      Aula 07

      O Século XIX ou "O século de ouro"
      Mauro Giuliani, Vamos cantar?

      Aula 08

      O Século XIX ou "O século de ouro" - Fernando Sor
      Cordas,
      Materiais
      Espessuras
      Defeitos
      Dualidade
      Frequência da troca
      Desgaste normal
      Como trocar as cordas
      Escalas com Bemóis
      A ordem dos Bemóis
      Como conhecer o tom
      Enarmonia
      Escalas enarmônicas
      Acentuação métrica
      Contratempo
      A escala de sol maior

      Aula 09

      O século de ouro - Dionísio Aguado
      O Temperamento Igual
      Conceito de posição no violão
      O tom de ré maior
      Intervalos
      Como classifica intervalos
      Inversão de intervalos
      Estilos de acompanhamento
      Métrica musical - Compassos compostos

      Aula 10

      O século de ouro - Fernando Carulli
      O modo menor,
      Escalas relativas
      Consonâncias e dissonâncias
      Como tocar intervalos no violão
      Guia para as notas da quinta posição

      Aula 11

      O século de ouro - Matteo Carcassi
      Equíssonos
      Casos em que se usam os equíssonos
      Mais informações sobre os Sons,
      A série harmônica
      Os harmônicos no violão
      Harmônicos claros
      Rotação dos harmônicos

      Aula 12

      O século de ouro - Napoleão Coste
      Os acordes de três notas (Tríades)
      O acorde perfeito maior
      O acorde perfeito menor
      Inversão,
      A cifra,
      Duplicação de notas
      Veja como fica a escala harmonizada nos diagramas
      Teoria e prática do acompanhamento, o acorde perfeito maior e suas inversões

      Aula 13

      O século de ouro - Antonio Torres
      O acorde perfeito menor em sucessão cromática
      Sequências com as três formas do acorde perfeito menor
      Métrica musical

      Aula 14

      O século de ouro - outros nomes
      A sequencia dominante tônica
      O acorde perfeito maior nas quatro primeiras cordas
      Prática das inversões
      Toque: progressão cíclica
      Mudanças de posição

      Aula 15

      O fim do século de ouro, progressão em arpejos
      A técnica dos sons ligados
      Ligados ascendentes
      Ligados descendentes
      Prática de ligados

      Aula 16

      O renascimento - Francisco Tárrega
      Acordes maiores nas quatro cordas centrais
      Fundamental no baixo, terça no baixo
      Quinta no baixo
      Prática das inversões
      Toque: progressão cíclica
      Mudanças de posição
      Estudo das escalas

      Aula 17

      O renascimento - Francisco Tárrega
      Acordes maiores e menores nas cinco primeiras cordas
      Sequências cromáticas fundamental no baixo
      Quinta no baixo
      Fundamenta no baixo (tons menores)
      Acordes maiores e menores nas seis cordas
      Padrões menores
      Padrão maior com fundamental no baixo
      Padrão maior com quinta no baixo
      Padrão menor com fundamental no baixo
      Padrão menor com quinta no baixo
      Os ligados de três notas
      Estudo de ligados
      Prática de escalas
      Escala de do menor melódica (Relativa da Mi Bemol Maior)
      Escala de do sustenido menor melódica (Relativa de Mi Maior)
      Escala de Re Menor Melódica (Relativa de Fá Maior)
      Escala de Re Sustenido Menor Melódica (Relativa de Fá Sustenido Maior)

      Aula 18

      O renascimento - A escola de Tárrega
      Estudos sobre acordes de sétima
      Os acordes de sétima,
      Acordes de quatro sons ou tétrades
      O acorde de sétima de dominante
      Resolução das inversões
      Acorde sétima de dominante nas 4 primeiras cordas
      Seqüências cromáticas do acorde de sétima e suas inversões

      Aula 19

      O século XX - o ambiente histórico e cultural
      O acorde de sétima de dominante nas cinco primeiras cordas
      Escalas diatônicas
      Escalas de sol maior
      Escala de lá maior
      Escala de si maior
      Escala de fá sustenido maior
      Escala de lá bemol
      Escala de si bemol maior

      Aula 20

      O século XX - o ambiente musical
      Psicologia do violonista
      O acorde de sétima de dominante nas quatro cordas centrais
      Padrão com fundamental no baixo
      Padrão com terça no baixo
      Padrão com quinta no baixo
      Padrão com sétima no baixo
      Fundamental no baixo
      Terça no baixo
      Quinta no baixo
      Sétima no baixo
      A partir do padrão com fundamental no baixo
      Padrão com terça no baixo
      Padrão com quinta no baixo
      Padrão com sétima no baixo
      Estudos sobre acordes de sétima de dominante nas quatro cordas centrais
      Estudo sobre acordes de sétima de dominante

      Aula 21

      O acorde de sétima diminuta
      As cifras da harmonia clássica
      Resolução
      Modulação
      Prática do acorde de sétima diminuta
      Nas 4 primeiras cordas
      Nas 4 primeiras centrais
      Nas 4 cordas graves
      Sequências cromáticas com o padrão nas 4 primeiras cordas
      Com o padrão nas 4 cordas centrais
      Com o padrão nas 4 cordas mais graves
      Estudos sobre o acorde de sétima diminuta
      Escala de lá menor melódica
      As escalas diatônicas
      Escalas menores com três oitavas
      Escala de fá menor melódica
      Escala de fá sustenido menor melódica
      Escala de sol menor melódica
      Escala de sol sustenido menor melódica

      Aula 22

      O século XX - os discípulos de Tárrega
      O acorde de sétima de dominante nas seis cordas
      Fundamental no baixo
      Terça no baixo
      Quinta no baixo
      Quinta no baixo
      Sétima no baixo
      Sequencias cromáticas
      O trêmulo
      Prática de trêmulo
      Estudo em trêmulo
      Prática de arpejos

      Aula 23

      O renascimento - Emílio Pujol e a "Escuela Razonada de lá guitarra"
      Teoria e prática do acompanhamento - o acorde de sétima maior
      Nas quatro primeiras cordas,
      Outra forma nas quatro primeiras cordas
      Nas quatro cordas centrais
      Nas quatro cordas mais graves
      Nas cinco primeiras cordas
      Nas seis cordas, o acorde de sétima menor
      Padrão nas quatro primeiras cordas
      Padrão nas quatro cordas centrais
      Padrão nas quatro cordas mais graves
      O duo de violões duo I, duo II
      Padrão nas cinco primeiras cordas
      Padrão nas seis cordas
      O padrão seguinte, apesar de irregular, é muito usado
      Ornamentação ou notas de adorno, mordentes

      Aula 24

      Andrés Segovia: o Anti-Mito
      As escalas diatônicas
      Dedilhados alternativos para as escalas de menor e si bemol menor
      Escala de si bemol modo menor

      Aula 25

      Andrés Segovia: o Anti-Mito II a opinião de Domingo Prat
      Os acordes de cinco sons ou acordes de nona
      O acorde de nona maior de dominante
      O acorde de nona menor de dominante
      Resolução dos acordes de nona de dominante, cifragem
      A eliminação da quinta, o padrão nas quatro cordas mais graves
      Prática dos acordes de nona maior e menor de dominante
      Padrão nas quatro primeiras cordas
      Padrão nas quatro cordas centrais
      Padrões do acorde de nona menor de dominante
      Padrão nas quatro primeiras cordas
      Padrão nas quatro cordas centrais
      Padrão nas quatro cordas mais graves
      O duo de violões duo I, duo II

      Aula 26

      Andrés Segovia - o Anti Mito III
      Andrés Segovia e Heitor Villa-Lobos
      Segovia e as cordas de náilon
      Lição de Carcassi
      Dionísio aguado e os exercícios de ligados

      Aula 27

      Andrés Segóvia : o anti-mito IV, o som de Segovia
      Andrés Segóvia e o público brasileiro
      O trio de violões
      Um estudo de Carcassi

      Aula 28

      O violão brasileiro
      A revista o violão
      Um pouco de literatura
      Os acordes além da nona
      O acorde de décima-primeira
      As pestanas não convencionais
      O estudo em trêmulo de Richard Pick

      Aula 29

      O violão no Brasil - II
      A era da modinha, o violão
      Os concertos, a época
      Os recursos tímbricos
      Modelo da série harmônica
      As técnicas especiais
      Timbres contrastantes
      O pizzacato, o vibrado

      Aula 30

      Américo Jacomino - o canhoto
      Os harmônicos oitavados
      Ligados ininterruptos, cordas soltas
      Campanelas
      A interrupção do som
      Efeitos de percussão

      Aula 31

      As imitações e outros efeitos
      Rasgueado
      Efeito de caixa
      Tambor ou tarol

      Aula 32

      A guitarra elétrica
      Como e porque surgiu o violão elétrico
      O captador
      Sistema simples de um só captador
      Sistema universal de captadores duplo
      Primeiros passos
      Captador duplo
      Sistemas de captadores
      O amplificador

      Aula 33

      Os primeiros violões elétricos e seus problemas
      O violão de jazz
      Cuidados
      Novas melodias

      Aula 34

      O amplificador II, operação do light-coupled isolador
      Potência de amplificadores
      Circuito "fuzz" tipo "gatilho"
      Circuito "fuzz" tipo "diodo"

      Aula 35

      A guitarra base
      Encadeamento melódico de acordes
      Vamos tocar guitarra?

      Aula 36

      O ajuste da guitarra elétrica
      Resumo das ligações
      Ação
      Afinação
      Cordas
      Técnicas de tocar
      Técnicas de improviso

      Aula 37

      Álbum de músicas

      Imagem Promoçãohttps://institutouniversal.vteximg.com.br/arquivos/faixas-hotareablack2020b20.jpg

      IUB Conteúdo

      Popup Veja Como Receber
      Popup Veja Como Receber

      Sobre o Curso

      Titulo Sobre o CursoProfissionalize o artista que existe em você!
      Carga Horária420 Horas
      CertificaçãoSimples ou de Honra. Saiba mais
      Popup Veja Como Receber
      Html Sobre o CursoCom o Curso a distância de Violão e Guitarra você aprenderá de forma simples e descomplicada com apostilas impressas, Link de videoaula e Links de áudio, as principais técnicas para tocar esses instrumentos.
      Estude sobre notações de acordes, dedilhado, afinação, treinamento rítmico, combinação de valores, tons e semitons, notas no braço do violão, forma correta de segurar o violão e muito mais.

      Faça sua matrícula e comece a tocar já!
      Carteira de EstudantePossui carteira de estudante simples. Saiba mais
      Titulo Formato do CursoFormato do Curso
      Termos e Condições de Serviços

      Contrato de Prestação de Serviços Educacionais



      Por este instrumento de contrato, e na melhor forma de direito, entre as partes, justas e avençadas, de um lado o CONTRATANTE, ao final identificado o (a) aluno (a) de outro lado, o Instituto Universal Brasileiro Educação de Jovens e Adultos, CNPJ nº60.630.050/0001-84, com sede a Avenida Rio Branco, 781, Campos Elíseos – CEP: 01205-000, na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, mantenedor do Instituto Universal Brasileiro “Centro de Ensino Supletivo a Distância” do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional Técnica de Nível Médio, doravante denominado ESCOLA, fica contratado que, por si e seus sucessores, se obrigam mutuamente, a respeitar e cumprir o que segue:

      CLAÚSULA 1º - A ESCOLA prestará os seus serviços educacionais no período letivo de 12 meses para cursos impressos e 6 meses de acesso para cursos online para a Educação de Jovens e Adultos a Distância do Curso Profissionalizante Livre de acordo com seu planejamento pedagógico e educacional.

      Parágrafo 1º - Ao firmar o presente contrato, o CONTRATANTE submete-se ao Regimento Escolar, as Normas Básicas de Atendimento, as Condições Gerais e às demais obrigações constantes na legislação aplicável à área de ensino e, ainda, às emanadas de outras fontes legais, desde que regulem supletivamente a matéria assumindo total responsabilidade pelos problemas advindos da inobservância.

      Parágrafo 2º - A ESCOLA prestará serviços ao aluno: a) fornecimento de material pedagógico, conforme o plano de pagamento escolhido; b) consultoria para esclarecimento de dúvidas por e-mail ou correspondência, c) fornecimento de certificado de conclusão ao final do curso caso aprovado.

      CLÁUSULA 2º - Em caso do CONTRATANTE não efetuar o pagamento da parcela na data de vencimento após o décimo dia útil, ficará constituído em mora, nos termos do Código Civil Brasileiro, passando o valor não pago, pois, a constituir dívida líquida e certa, cobrável por vias administrativas e/ou judicial. O valor devido será acrescido de multa de 2% (dois por cento) e de correção monetária de acordo com variação acumulada do IGPM/FGV, além de juros de 1% (um por cento) ao mês.

      Parágrafo 1º - Se extinto o IGP/M/FGV, adotar-se-á, para corrigir a expressão monetária das parcelas mensais, o INPC/IBGE ou o IPC/FIPE ou, na falta destes, o índice que o governo adotar para corrigir seus créditos.

      Parágrafo 2º - Em caso de inadimplência de cada parcela por prazo superior a 30 dias, fica ciente o CONTRATANTE que a ocorrência poderá ser levada a registro em Cadastro de Consumidor, previsto secção VI, do capítulo V do Código de Defesa do Consumidor. Nesse caso a ESCOLA poderá utilizar-se de serviços de empresas especializadas para efetuar a cobrança por via administrativa, cabendo ao CONTRATANTE arcar com as despesas decorrentes. Além disso, a ESCOLA poderá levar este contrato a protesto, com o consequente registro no Serviço Central de Proteção ao Crédito, além de utilizar-se dos recursos judiciais de cobrança em conformidade com as normas do Código Civil e do Código de Defesa do Consumidor.

      Parágrafo 3º - A ESCOLA se reserva o direito de indeferir a renovação de matrícula de alunos inadimplentes.

      CLÁUSULA 3º - Não estão incluídos neste contrato serviços opcionais de uso facultativo para o aluno, serviços especiais de reforço, transporte, segunda via de documentos, alimentação, estadia e o material de uso individual do aluno e despesas postais.

      CLÁUSULA 4º - Em caso de desistência (abandono ou cancelamento), trancamento de matrícula, serão devidas e deverão ser pagas as parcelas mensais vencidas até a data do efetivo e formal desligamento, que será considerada como sendo a data do protocolo de requerimento de desligamento enviando e-mail com nome, curso e número de matrícula para o e-mail suporte@iub.com.br.

      Parágrafo 1º - A desistência e a consequente rescisão deste contrato, somente terá eficácia se o CONTRATANTE formalizá-la mediante requerimento por escrito protocolizado na ESCOLA.

      Parágrafo 2º - Será considerado afastado e terá suspensa sua matrícula, o aluno que deixar de acompanhar ou não efetuar seus pagamento da mensalidade no período consecutivo de 6 (seis) meses na ESCOLA. O Curso é pessoal e intransferível.

      <>bCLÁUSULA 5º - A ESCOLA poderá rescindir o presente contrato a qualquer tempo, caso o cancelamento da matrícula do aluno ou o seu desligamento seja determinado em conformidade do Regimento Escolar.

      CLÁUSULA 6º - A ESCOLA, livre de quaisquer ônus para com o CONTRATANTE/ALUNO, poderá utilizar-se de imagens deste, gravadas durante o processo pedagógico, para fins exclusivos de divulgação da ESCOLA e de suas atividades, podendo, para tanto, reproduzi-la ou divulga-la junto à internet, jornais, televisão e todos os demais meios de comunicação, públicos ou privados.

      Parágrafo 1º - Os direitos oras cedidos poderão ser exercidos diretamente pela ESCOLA ou por seus licenciados, facultando ainda a sua cessão a empresas coligadas, sem qualquer limitação, nos mesmos moldes em que lhe foram cedidos.

      Parágrafo 2º - Em nenhuma hipótese a imagem poderá ser utilizada de maneira contrária à moral, aos bons costumes ou à ordem pública.

      CLÁUSULA 7º - O CONTRATANTE teve conhecimento prévio das cláusulas deste contrato e dos encargos fixados conforme determina a legislação e os aceita livremente, constituindo-se a celebração deste contrato na manifestação expressa de acordo e homologação das normas e dos valores fixados.

      CLÁUSULA 8º - O descumprimento das condições do presente contrato por qualquer das partes desobriga a outra de sua observância.

      CLÁUSULA 9º - Devolução – O CONTRATANTE poderá solicitar desistência e devolução do dinheiro no prazo de 07 dias úteis após o recebimento do material impresso ou do recebimento de dados de acesso ao AVA, para desistência do curso é necessário entrar em contato com a central do aluno no e-mail matricula@iub.com.br, dentro deste prazo previsto por lei e pelo Código de Defesa do Consumidor, passado os 07 dias úteis não será aceito pedidos de devoluções do valor investido.

      CLÁUSULA 10º - O presente instrumento de contrato, que é recebido pelo CONTRATANTE, é firmado com base nos artigos 206, II e III e 209 da Constituição Federal, no Código Civil Brasileiro e no Código de Defesa do Consumidor, no que for aplicável, inclusive quanto a rescisão contratual por inadimplência, a qualquer tempo, e entrará em vigor com o simples deferimento da matrícula pela direção do estabelecimento.

      Apostilado + Conteúdo Online GratuitoReceberá 36 apostilas + 1 aula complementar + 1 Link de videoaula + 3 Links de áudio

      Hot Area

      Hot Area

      Vídeos do Curso

      • Sobre o Curso
      • Conteúdo do Curso
      • Formatos do Curso
      • Informações Adicionais

      Especificações

      Especificações do Curso

      Carga Horária
      Documentos que deverão ser entregues no decorrer do curso
      Pré-requisitos
      Validação dos documentos, deverá ser apresentado antes do término do curso
      Exames Finais Presenciais
      Estágio
      Diploma/ Certificado Oficial
      Documento do Estudante

      Kit de aprendizado

      EAD - Vantagens